PGM integra comitiva da Prefeitura do Recife para promover maior integração com a cidade-irmã Guangzhou

14.11.19 - 15H54

A Prefeitura do Recife representada pelo Vice-Prefeito, Luciano Siqueira, o Procurador-Geral Município, Rafael Figueiredo, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Guila Calheiros, marcou presença na celebração dos 40 anos da cidade de Guangzhou, China. A cidade aniversariante e a capital pernambucana têm um acordo de cooperação e são consideradas cidades irmãs. O encontro serviu, principalmente, para o estreitamento das relações e compartilhamento de experiências bem-sucedidas.
No primeiro dia houve a visita ao Centro de Planejamento da Cidade, onde puderam conferir a transformação da cidade de Guangzhou, esta, que era uma pequena cidade portuária e se tornou uma megalópole com mais de 15 milhões de habitantes e um crescimento totalmente ordenado, trânsito fluido e arborização. “A visita ao centro nos rendeu vários insights e idéias de parcerias para uso de pouco investimento público, mas com alto impacto tecnológico para as cidades”, afirma Rafael Figueiredo.
No segundo dia começou com uma atividade festiva para comemoração dos 40 anos das relações internacionais de Guangzhou e, em seguida, uma visita a grupos empresariais que mantém negócios aqui no Brasil, onde foram mantidos contatos para atração de investimentos à capital Pernambucana.
No terceiro dia a comitiva visitou a Câmara de Comércio de Cantão, que é um centro de comércio mundial e com um setor destacado para América Latina. Lá foram iniciadas tratativas para trazer tecnologia “de ponta” ao Recife, visando melhorias no nosso porto e educação, com uso de inteligência artificial, aprendizagem de máquina e realidade virtual.
No quarto e último dia, foi visitada a cidade de Shenzhen, criada em 1979, que já é uma megalópole, com mais de 11 milhões de habitantes, e uma cidade tecnologicamente conectada. Lá a comitiva conheceu a HUAWEI acompanhados do vice-presidente da empresa, o qual informou que a empresa planeja, em breve, estar competindo em igualdade ao lado da APPLE, AMAZON e MICROSOFT.